XVIII ENCONTRO DAS ESTRELAS 24

180 ENCONTRO DAS ESTRELAS NA PODOLOGIA

Nos dias 05 e 06 de Maio de 2024

Centro de Convenção Dan Inn Hotel Planalto

Av. Cásper Libero, 115 – 2º andar - Centro – São Paulo

Realização: Orlando Madella Jr – MEI

 

As Estrelas da Podologia vão brilhar na Cidade de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO: Dia 05 de Maio de 2024 (domingo).

OBSERVAÇÃO: As palestras podem sofrer alterações na ordem das apresentações.

08:00 – Credenciamento e Entrega de Material

08:30 / 09:00 – Abertura oficial - Apresentação das Empresas Expositoras.

09:00 / 10:30Tema: Luz Avançando na Podologia.

Palestrante: Prof. Vanderlei S. Bagnato.

Currículo: Bacharelado em Física - USP, e Engenharia de Materiais - UFSCar em 1981 e realizou o doutorado em Física - Massachusetts Institute of Technology em 1987. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, e coordenador da Agência USP de inovação. Membro da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, em 05/11/2012; e membro da National Academy of Sciences (USA), em 30/04/2013. Coordena um Centro Estadual de Física e um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. São Carlos SP.

Resumo: Serão apresentados aspectos gerais do uso da luz para ciências da vida e em especial na podologia moderna. Técnicas como laser terapia, ultrassom laser e pressão negativa serão discutidos e exemplificados.

Palavra chave Luz Laser: O laser emite luz a partir da estimulação por radiação e suas características são: luz monocromática, coerente, direcional e de alta intensidade.

10:30 / 11:00 – Intervalo

11:00 / 12:00 – Tema: Podologia e Fibromialgia: O que posso fazer?

Palestrante: Dr. Antonio Eduardo de Aquino Junior.

Curriculo: Pesquisador Colaborador - Departamento de Física e Ciência dos Materiais Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo-Coordenador dos Projetos Clínicos IFSC/USP - UTF/ Santa Casa São Carlos. São Carlos SP

Resumo do Tema: Nos últimos anos, o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias de tratamento e a forma de compressão da Fibromialgia se ampliaram. Essa ampliação, muito além da ação medicamentosa, permite que tratamentos não-invasivos possam ter um efeito maior e desta forma beneficiar inúmeras pessoas. Nossa palestra vai mostrar como proceder, compreender e tratar a Fibromialgia de forma mais eficiente, potencializando o efeito medicamentoso.   

Palavra chave Fibromialgia: É uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, caracterizada pela presença de dor músculo-esquelética difusa, ou seja, dor no corpo todo e múltiplos pontos dolorosos ou tender points à palpação.

12:00 / 13:30 – Intervalo e Visita à Feira

13:30 / 14:10 – Tema: Micologia na Podologia e planos terapêuticos.
Palestrante: Profa Helen Rodriguez.                                                                                            

Currículo: Técnico em Podologia, Graduanda em Biomedicina,Técnica em Eletroencéfalograma, Docente do Curso da Graduação em  Podologia, Gestora e Responsável Técnica do Instituto de Podologia HR - Clínica Especializada em  Podologia. Ribeirão Preto SP.
 

Resumo do Tema: As micoses humanas são naturalmente há muito tempo negligenciadas. Vez por seu difícil diagnóstico. É fundamental para nós Podólogos dominar a micologia bem como suas aplicabilidades na podologia.Somos profissionais da área da saúde - agente primário ao exercício da micologia, ou seja, diagnosticar com eficácia em micologia, utilizando-se de diferentes ferramentas e acima de tudo, compreendendo o contexto base e morfológico dos fungos, seja ele filamentoso ou levedura.Ribeirão Preto. SP.                                           

 Palavra chave Micologia: Estudo dos fungos ou cogumelos.

14:10 / 15:00 – Tema: Tema: Importância do exame micológico para os podólogos.

Palestrante: Prof° Roberto Morini.

 

Resumo Curriculo: Graduação em Biomedicina  Universidade Santo Amaro , Biomédico Professor Titular  de microbiologia e imunologia da Universidade Metodista – SBC e Responsável técnico do laboratório Labor Clin. Santo André SP.

Resumo: Introdução à micologia. Principais fungos dermatófito. Como coletar material e enviar ao laboratório.Como é feito o exame micológico 
Como interpreta-lo. Imagens de exame direto e de culturas de fungos

Palavra chave: Biomédico é o profissional capacitado para analisar o funcionamento do organismo humano e as doenças que o acometem.

15:00 / 15:40 – Intervalo

 

15:40 / 16:30 – Tema:  Ação da Laserterapia nos Protocolos Podológico.

Palestrante: Prof° Orlando Madella Jr.

Currículo: Atua na Podólogo há 50 anos. É graduado e técnico em podologia. É  Idealizador do 1º Curso Superior de Podologia no Brasil pela Universidade Anhembi Morumbi -2002, ex Presidente da ABP. Participou como membro colaborador do Projeto dos Micro-Organismos causadores da Onicomicose, na condição de integrante da equipe de pesquisadores do Laboratório de Biofotôdinamica de Fisíca da Universidade de São Carlos ( UFSC). É autor do Dicionário Ilustrado de Podologia - 9ª edição, co-autor do 1º livro no Brasil sobre Laser na Podologia   “Fundamentos e Aplicações da Laserterapia na Podologia -2017, colaborador do Livro Feridas um desafio para Saúde Pública - 2019. Autor do Livro Laserterapia Aplicado na Podologia – 2023. Coordenador dos eventos Encontro das Estrelas na Podologia (2004 /2024). São Paulo .

Resumo do Tema: O uso da luz laser de baixa intensidade vem sendo utilizado como terapia coadjuvante ou de forma terapêutica na PODOLOGIA. Suas principais indicações incluem ação anti-inflamatória, analgésica e indutora da reparação tecidual. É possível beneficiar aos pacientes com esta modalidade terapêutica, desde que haja critérios sérios e bem definidos para sua indicação, assim como uma avaliação criteriosa quanto às contra indicações e cuidados nas aplicações.

Palavra chave Bioestimulação: É o efeito da luz lasers sobre processos moleculares e bioquímicos que normalmente ocorrem nos tecidos (cicatrizações e reparo tecidual).

16:30 / 17:20 – Tema: Parâmetros de normalidade de curvatura da unha aferida com IA. (inteligência artificial).

Palestrante: Prof°. Renato Butsher Cruz .

Curriculo: Graduado e Técnico em Podologia, Mestre em Educação física,Pós Graduado em Docência Universitária. Atua na Podologia a mais de 30 anos.São Paulo.

Resumo do Tema: A Inteligência artificial atua na reprodução de padrões de comportamento semelhantes ao humano por dispositivos e programas computacionais.Nesse sentido utilizamos um método de aferição da curvatura da unha com uso da IA com objetivo de traçar, em angulo, medidas de unhas que são consideradas normais e anormais. 

Palavra chave Inteligência Artificial:  É um campo da ciência preocupado com a criação de computadores e máquinas que podem raciocinar, aprender e atuar de maneira que normalmente exigiria inteligência humana ou que envolvia dados com escala maior que as pessoas podem analisar.

17:20 hs Encerramento do evento e sorteios de brindes

PROGRAMAÇÃO: Dia 06 de Maio de 2024 (segunda feira)

09:00 / 09:40   – Tema: “Onicocriptose do século XXI na Podologia Humanizada".

Palestrante : Profa. Nathalie Naviliat.

Currículo: Biomédica Acadêmica; Graduação e Técnica em Podologia, Empresária da Clínica Nägel Podologia. Igrejinha - RS 

Resumo do Tema: Serão apresentadas as estratégias mais eficazes e recentes, levando em conta os avanços tecnológicos e as abordagens modernas na área da Podologia. A palestra visa apresentar aos profissionais de podologia as melhores práticas e técnicas atualizadas para proporcionar um tratamento mais eficiente e confortável aos pacientes com onicocriptose.

Palavra chave Atendimento humanizado: É aquele que considera a integralidade do cuidado, isto é, prevê a união entre a qualidade técnica do tratamento e do relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe.

09:40 / 10:30 – Tema. Empreendedorismo: Em meio a geração alfa, como inovar.

Palestrante: Maristela Bertolino.

Curriculo: Técnica em Podologia, empreendedora, graduada em administração e atua em unidade móvel de atendimento podológicos em domicilio. Curitiba PR.

Resumo do Tema: Com alma empreendedora e pioneira na criação de unidade móvel para atendimento de Podologia, a palestra irá contar os desafios, ferramentas de implantação, plano de negócios e como realizar sonhos com um projeto inovador, baseado em uma carreira de sucesso.

Palavra chave Geração Alfa: As mudanças tecnológicas, crescimento do uso da internet e dispositivos móveis.                                                                                                                            

10:30 / 11:10 – Intervalo e Visita à Feira 

11:10 / 12:00 – Tema: Protocolos de Tratamento na Verruga Plantar.

Palestrante Profa. Rose Prudente.                                                                                                                                                                                         

Currículo: Técnica em Podologia, coordenadora e docente, Técnica de Enfermagem e Aprimoramento em Pé Diabético (Hospital Brigadeiro). Campinas- SP                                                                                                 

Resumo do Tema: Tipos de HPV, Tipos de verruga plantar,Prognóstico diferencial ,Técnicas Podologica. As verrugas plantares são de autonomia também da Podologia e, quando bem avaliadas, o profissional pode se valer de algumas técnicas que tornem o procedimento menos doloroso, com resultado positivo e seguro, mesmo que o paciente seja portador de diabetes.Campinas SP.

Palavra chave HPV: Vírus do papiloma humano.

12:00 / 13:30 – Intervalo Almoço.

13:30 / 14:10 – Tema: A Podologia de Forma Humanizada.  

Palestrante: Profa. Ana Paula Reis.

Currículo: Podóloga e Graduanda em Podologia, Técnica em Enfermagem, Docente, Podologa no Guarani FC. Campinas SP.

Resumo do Tema: A podologia humanizada é uma abordagem de cuidados com os pés centrada no paciente, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais e psicológicos. Priorizando o respeito, empatia e o cuidado personalizado para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Palavra chave Forma Humanizada: É realizar qualquer ato considerado o ser humano como um ser único e complexo, onde está inerente o respeito e a compaixão para com o outro.

14:10 / 15:00 - Tema: Reflexologia Thai  aplicada na Podologia.                                                                                                               Palestrante. Prof. Sidnei Cavalheiro.

Currículo : Administrador de Empresas, Pós-graduado em Administração Industrial, com curso profissionalizante pelas instituições: The Association for Overseas Technical Scholarship - AOTS Japão- Teacher de Reflexologia Thai - Catija International Massage School - Tailândia.  São Paulo.                                                  .   
 

Resumo do Tema: A Reflexologia é uma prática terapêutica distinta da Podologia, ela pode ser uma valiosa adição ao trabalho e novo “serviço” oferecido pelos Podólogos, proporcionando benefícios terapêuticos complementares aos tratamentos nos pés.
No entanto, é importante ressaltar que a Reflexologia requer conhecimentos e habilidades específicas, e que a formação adequada é fundamental para sua aplicação segura e eficaz.

Palavra chave Reflexologia Thai : Restaura o equilíbrio do corpo, mente e espírito, ao mesmo tempo estimula os órgãos internos se auto equilibrarem. Além de propocionar um relaxamento profundo para os pés as pernas e os joelhos.         

 

15:00 / 15:50 – Tema: “Ácidos: uso e aplicações na Podologia. Quando, onde e como usar.”

Palestrantes: Profª Conceição Justino e Prof°. Jayme Roberto Justino.

Currículo Profª Conceição Justino: Pedagoga, pós graduada em docência do ensino técnico,Podóloga, Empresária, Especialista em treinamento e capacitação técnica em podologia. Autora e Co-autora de vários livros técnicos de podologia.Criadora de conteúdos e cursos de especialização técnica em podologia.São Paulo.

Currículo: Prof°. Jayme Roberto Justino: Farmacêutico, Podólogo, Pedagogo, Empresário, Autor e Co-autor de vários livros técnicos de podologia.São Paulo.

 Resumo do Tema: Cada ácido tem uma indicação, e o seu  uso, pode e deve ser um aliado do profissional, nos procedimentos podológicos, quando utilizado  da maneira correta para a patologia certa, com critérios e segurança, garantindo  resultados e eficácia nos tratamentos.

Palavra chave Biossegurança: É o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade.

15:50 / 16:30 – Intervalo e Visita à Feira.

16:30 / 17:20 – Tema:  Lesões do Tornozelo e Pé.

Palestrante: Dr. Ezequiel Pereira Rocha.

Currículo: Enfermeiro, Fisioterapeuta e Podólogo do S C Corinthians Paulista. São Paulo.

Resumo do Tema: Os pés e tornozelos estão sobre freqüente sobrecarga e em todas as  (AVDs) atividades de vida  diárias, correm risco de lesões . Quais são essas lesões, como a Podologia pode atuar na  recuperação. São Paulo.
Palavra chave Lesão: É quando machuca ou sente que tem um rompimento leve, uma parte muscular ou no nervo, torção ou até fratura.

17:20 – Encerramento do evento e sorteios de brindes.

OBSERVAÇÃO: As palestras podem sofrer alterações na ordem das apresentações

 

REGULAMENTO

Art.01 – Em respeito aos palestrantes e ouvintes a organização solicita que os participantes coloquem seus celulares em modo silencioso durante permanência dentro do auditório de palestras.

Art.02 – Teremos a seguinte classificação dos participantes no congresso:

A) Ouvinte - todos os inscritos.

B) Palestrante - aquele que participar com trabalho a ser exposto.

Art.03 – Não será permitida a distribuição de prospectos de produtos que não esteja com stand na Feira de Produtos, somente dentro do stand.

Art.04 – Não será permitida a entrada no Auditório de Palestra sem a credencial (pulseira), que é pessoal e intransferível. Seu uso é obrigatório durante o transcorrer do evento.

Observação: A pulseira possui um lacre picotado que se rasga ao ser rompido, evidenciando a violação. NOVA PULSEIRA R$20,00

Art.05 – Na ausência do inscrito, a inscrição não poderá ser transferida para outra pessoa.

Art.06 – Na eventual ausência do palestrante, é reservada a organização o direito de substituí-lo ou não.

Art. 07 – Fotografias e filmagens feitas durante o evento poderão ser utilizadas pelos organizadores para promoção do evento.

Art.08 – À Coordenação do XVIII Encontro das Estrelas na Podologia caberá resolver os casos não previstos neste Regulamento e as deliberações por ela tomadas serão aceitas como norma por todos os participantes.

Art.09 – A organização não se responsabiliza por objetos deixados dentro do auditório de palestras ou em qualquer lugar onde ocorre o XVII Encontro das Estrelas na Podologia.

Observação: Os lugares não são reservados, por favor, não utilizem nenhum material para reservar lugar.

Coordenação: Orlando Madella Jr

Secretária: Tereza Guedes

A temperatura ambiente do auditório é em média de 200C.

Feira Paralela

Simultaneamente ao XVIII Encontro das Estrelas na Podologia, Feira de Produtos e Equipamentos para área de Podologia - ENTRADA LIVRE.

CENTRO DE CONVENÇÃO DAN INN HOTEL – PLANALTO

AV. CÁSPER LIBERO, 115 - 2º ANDAR - SÃO PAULO – BRASIL.

Apoio: www.podologiabr.com

Podólogo Orlando Madella Jr.
Av. Paulista, 807 - Conj. 1012
Fone: (11) 3266-4710

Newsletter

  • Cadastre seu email.
    Receba noticias sobre podologia